Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Escaneamento intraoral versus moldagem tradicional: conheça as diferenças

Escaneamento intraoral versus moldagem tradicional: conheça as diferenças

Você sabe o que é escaneamento intraoral? E moldagem tradicional? Ambos os procedimentos fazem parte de uma etapa importante dos tratamentos odontológicos, afinal eles são capazes de representar a arcada dentária de um paciente e, a partir do seu resultado, auxiliar o profissional na escolha da melhor abordagem. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre o escaneamento intraoral e uma moldagem tradicional. Confira!

O que é moldagem odontológica tradicional?

A moldagem tradicional é uma técnica que tem como intuito reproduzir as estruturas bucais e funciona da seguinte forma: o paciente morde uma moldeira com um gel rosa e fica com ela por alguns minutos para obter um bom resultado.  

Para que o método seja eficiente, é preciso escolher a moldeira pré-fabricada exata para a arcada do paciente, escolher o material de acordo com o tratamento (os mais utilizados são: alginato, silicone e godiva), manipular corretamente os materiais e utilizar a quantidade precisa de material.

Esse método pode ser desconfortável para muitas pessoas, por isso faz parte do procedimento tranquilizar os pacientes e fornecer todas as orientações necessárias. Entretanto existem condições, como deformidades anatômicas no palato (céu da boca), que podem impedir a realização e a eficácia da técnica.

Como funciona o escaneamento intraoral?

Este é o processo em que um scanner é inserido na boca do paciente, gerando um modelo virtual da arcada dentária.

De forma direta, escaneia a boca do paciente, e os softwares permitem a visualização de todos os ângulos.

Quais são as diferenças entre a moldagem odontológica digital e a tradicional?

A moldagem odontológica deve ser realizada com atenção pelo profissional responsável, pois precisa reproduzir fielmente a estrutura oral do paciente. Portanto é imprescindível que todas as etapas sejam executadas corretamente. Além disso, como dissemos anteriormente, inserir o molde na boca do paciente pode causar alguns desconfortos.

Com isso, o escaneamento intraoral apresenta muitas vantagens quando comparado ao método de moldagem tradicional. É um procedimento mais preciso, fácil, rápido e confortável para o paciente, além disso, por ser digital, facilita o fluxo de trabalho com laboratórios, protéticos e outros profissionais.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Rennovar e saiba tudo sobre a odontologia digital e estética.