Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Você sabe o que é e o que causa o bruxismo?

Você sabe o que é e o que causa o bruxismo?

O bruxismo se caracteriza pelo ranger dos dentes durante o sono:  é o que chamamos de desordem funcional. E quais são as consequências desse distúrbio? Em primeiro lugar, há o desgaste exagerado dos elementos. O processo gera dor de cabeça, na musculatura da face e até um zumbido no ouvido. Em alguns casos, o hábito de ranger os dentes pode até mesmo fraturar um elemento dentário. 

O quadro não é raro: pessoas de todas as idades, inclusive crianças, podem adquirir o que, quando aparece mesmo de dia, ao estarmos acordados, é chamado também de briquismo. Mas, afinal, o que causa essa desordem e o que fazer para tratá-la?  Confira.


As possíveis causas do bruxismo

A disfunção está ligada a fatores genéticos ou é resultado de problemas físicos de oclusão ou do fechamento incorreto da boca. Além disso, aparece em situações de estresse, tensão e ansiedade. Por se manifestar quando dormimos, nem sempre a identificação é precoce. Muitas vezes, só é possível descobrir o bruxismo quando alguém presencia ou quando os sintomas são recorrentes e visíveis. 

O que fazer nesse momento? O ideal é, logo ao sinal inicial, procurar assistência odontológica. O dentista responsável fará uma avaliação clínica. Depois, um exame bastante comum para identificar o grau do bruxismo e, assim, iniciar o tratamento adequado: a polissonografia. Apesar de não haver método de cura total, o cuidado frequente é essencial para diminuir o desconforto e evitar danos.


Tratamentos e recomendações

Por falar em cuidado, as principais estratégias contra o bruxismo estão voltadas para o controle de quadros de estresse e ansiedade. Como recursos, os mais indicados são as placas interoclusais rígidas de acrílico. São elas que, por serem moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente, restringem os movimentos e reduzem o atrito. 

Para prevenir a desordem funcional, as recomendações envolvem consultas frequentes ao dentista e observações de hábitos para evitar, por exemplo, apertar os dentes em tarefas ou situações complicadas. Por fim, mas não menos importante, contar com atividades rotineiras de relaxamento será essencial para o tratamento. Exercício físico, uma boa leitura e outras opções de lazer estão na lista de gentilezas com você, seu corpo e, claro, seu sorriso.

E atenção: ao sentir desconforto, procure auxílio profissional. Na Rennovar, funcionamos com plantões todos os dias na clínica. Com amplas especialidades odontológicas, basta você entrar em contato e agendar sua avaliação. Conheça nosso trabalho!