Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Sobre o Dente Siso

Sobre o Dente Siso

Quando se fala em dente siso, muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas. Afinal, o que são? Pra que servem? É necessário extrair ou não? Como é o procedimento? A Rennovar vai te ajudar a sanar as dúvidas mais comuns. 

Dentes do siso (terceiro molar) popularmente conhecido como dente do Juízo são os últimos dentes permanentes a se formarem e costumam a aparecer no início da fase adulta, completando assim os 32 dentes da arcada dentaria.

Durante seu desenvolvimento, os sisos podem não conseguir ocupar corretamente a sua posição na boca permanecendo totalmente ou parcialmente inclusos, sendo esta situação mais comum de ocorrer nos sisos inferiores. 

Em muitas pessoas ele não erupciona adequadamente sendo necessário sua extração, e sendo realizada de forma precoce, o processo cirúrgico pode ser mais tranquilo e permite uma melhor cicatrização. Pacientes mais jovens toleram o procedimento melhor, se recuperam mais rapidamente e com menor interferência no seu dia a dia. 

É bom lembrar que, embora a idade ideal para extração do siso seja ainda na adolescência, jovens e adultos que ainda tenham os sisos devem procurar a orientação do especialista o quanto antes para avaliar a condição destes dentes e, se necessário, realizar o tratamento adequado antes que tragam algum prejuízo na saúde bucal.

As principais indicações para remoção dos sisos inclusos/semi inclusos são:

  • Extração para tratamento ortodôntico;
  • Posicionamento desfavorável deste dente na arcada dentária;
  • Prevenção de cárie (segundo molar);
  • Prevenção de pericoronarite;
  • Prevenção de reabsorção radicular do segundo molar por compressão do siso a este dente;
  • Prevenção de cistos e tumores na região maxilofacial, em casos de sisos inclusos. 

Na Rennovar a cirurgia de extração de siso é indicada após avaliação clínica completa, avaliação da radiografia panorâmica realizada em nosso centro radiológico próprio e, em alguns casos também é solicitado o exame de tomografia para avaliação mais completa e planejamento da cirurgia.

Em alguns casos, pode haver a contraindicação de remoção desses dentes, mas esta decisão deve ser tomada somente quando os riscos de afetar alguma estrutura nobre (nervo, por exemplo) durante o procedimento for maior do que o benefício de remover este dente.

O procedimento cirúrgico de extração de siso quando bem planejado e executado por um profissional capacitado é seguro, mas não dispensa um bom acompanhamento pós-operatório. Na Rennovar a cirurgia é realizada com anestesia computadorizada sem dor para um maior conforto durante o procedimento. 

Após a cirurgia de siso o paciente deve manter um repouso relativo, evitando atividades que requerem esforço físico. Seguir as orientações que os especialistas passam ao paciente no pós-cirúrgico, como laserterapia, uso correto da medicação, manter uma dieta líquida/pastosa logo nos primeiros dias, evitar bochechos vigorosos e manter uma boa higienização bucal proporcionam um pós-operatório mais tranquilo e favorecem o processo de cicatrização. Após um período de 3 a 5 dias o paciente pode aos poucos retornar a alimentação normal e suas funções do dia-a-dia.