Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Odontologia Biológica

Odontologia Biológica

Na área da saúde, é fundamental entender que cada indivíduo é único. A abordagem individualizada é um importante diferencial quando o objetivo é alcançar um resultado de satisfação pleno entre profissional/paciente. Dentro também desse fundamento, surgiu a "Odontologia Biológica".


Também chamada de odontologia integrativa, combina as técnicas já consagradas da abordagem convencional com diferentes modalidades de terapia Múltidisciplinar que inclui a Medicina Ortomolecular, Medicina Pós-Genômica, Fitoterapia, Nutrição, Homotoxicoterapia e Terapia Neural, sempre trabalhando em conjunto com a Medicina Funcional visando a saúde plena e buscando a longevidade saudável.


Assim como um dentista convencional, o dentista biológico intervém em distúrbios estéticos, funcionais e anatômicos da boca e da face. A diferença é que, ao se deparar com uma anomalia da saúde oral, ele investiga suas causas subjacentes e busca as soluções que mais se adequam àquele paciente com menos efeitos colaterais. Em princípio, é uma nova forma de abordagem dentro da odontologia, cujo objetivo é minimizar os danos causados pelos diversos materiais e condutas durante as várias fases do tratamento. Aliás, dentro dessa abordagem, um dente com processo inflamatório crônico ou infeccioso pode ser a causa oculta de uma disfunção crônica em um órgão a distância.


"ODONTOLOGIA BIOLÓGICA", ao usar esse termo, não estamos tentando estabelecer uma nova especialidade para a odontologia, mas para descrever uma atitude que pode se aplicar a todas as facetas da prática odontológica e aos cuidados de saúde em geral: procurar sempre a maneira mais segura e menos tóxica de realizar a missão de tratamento e fazê-lo enquanto pisa o mais suavemente possível no Biológico do paciente.


Por fim, acreditamos que o ideal da odontologia é a utilização de métodos que tratem o paciente como um todo, e não apenas como um indivíduo portador de cáries dentárias, por exemplo. Nessa linha, queremos submeter o paciente a um tratamento mais humanizado, sem o velho estigma da associação dentista versus dor.


Dra Bruna Costa Damasceno.