Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Dor de dente: conheça as 5 principais causas

Dor de dente: conheça as 5 principais causas

A dor de dente ainda é um incômodo que faz parte da vida de muitas pessoas. Por vezes, por ser considerada comum e, em alguns casos, tolerável, simplesmente a deixamos de lado e esperamos passar. Mas a verdade é que a dor nunca deve ser negligenciada, e descobrir a sua causa é essencial. Afinal, doenças graves nem sempre têm sintomas visíveis e expressivos. Pensando nisso, ao longo do texto, listamos as cinco principais causas de problemas dentários. 

Antes de começarmos, é preciso entender que, de modo geral, toda inflamação que atinge o nervo ou um trauma que se aproxima da polpa dentária pode gerar incômodo. A região, repleta de vasos sanguíneos, é muito sensível. A investigação com um profissional, então, será essencial. Agora, atenção à lista:


  • Cárie

As cáries são formadas a partir de bactérias que formam placas, também conhecidas como biofilmes, que produzem um ácido que corrói os dentes. A condição, frequente em crianças e adultos, é a número um quando o assunto é dor de dente. Conforme a lesão aumenta, os agressores chegam ao nervo de nossa boca e causam grande desconforto.


  • Doença periodontal

Consequência do acúmulo de placa bacteriana, a doença periodontal é uma inflamação na gengiva. O distúrbio não causa apenas dor. Os sintomas incluem sangramento, inchaço, mau hálito e um gosto desagradável na boca. Além disso, dependendo da gravidade, há pus visível, e sua evolução pode gerar problemas ósseos. 


  • Sinusite

A sinusite, muito comum durante crises gripais, é a inflamação das mucosas dos seios de nossa face. A região contempla as cavidades ósseas ao redor do nariz e dos olhos e as maçãs do rosto. A infecção, por ser muito próxima aos dentes, pode refletir em suas raízes, impactando os nervos e, assim, causando dor. 


  • Nascimento dos sisos

O momento em que os sisos nascem é esperado já pela fama de gerar incômodo. E o impacto é realmente novo: há pressão nos demais dentes, e, às vezes, a erupção pode machucar a gengiva. Como resultado, o processo, em algumas pessoas, envolve dores nos maxilares e dores de cabeça. Quando não há espaço suficiente para eles, a extração, sempre sujeita a uma avaliação profissional, é recomendada.  


  • Bruxismo

O transtorno conhecido como bruxismo é uma desordem caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. A pressão desgasta a arcada dentária e, ao se tornar mais grave, traz problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. Normalmente, o problema está associado à ansiedade e à tensão e origina sensibilidade e dor.


Estou com dor de dente, e agora?

Como recomendado, ter um profissional para investigar as razões da sua dor faz toda a diferença. Por isso, ao sentir incômodo, vá ao dentista o mais rápido possível e evite a automedicação. No consultório, o responsável conhecerá suas condições de saúde e fará o exame clínico. Quando necessário, testes complementares são pedidos para uma análise aprofundada do quadro.

Na Rennovar, contamos com os investimentos na tecnologia e na modernização de todos os equipamentos para oferecer atendimentos e diagnósticos de alto padrão. Conheça nosso trabalho de odontologia! Conte conosco para dar fim à dor de dente, cuidar de sua saúde bucal e muito mais. Aqui, você é nosso convidado especial!