Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Dia Nacional de Combate ao Fumo. O que isso tem a ver com saúde bucal?

Dia Nacional de Combate ao Fumo. O que isso tem a ver com saúde bucal?

No dia 29 de agosto, tivemos, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A OMS classificou o tabagismo como uma doença epidêmica global e que precisa ser combatida. Ele é responsável por mais de 50 doenças e muitas delas estão diretamente ligadas à nossa boca. 

Vamos conhecer algumas delas e suas problemáticas para a nossa saúde bucal?


  • HALITOSE 


    Como verdadeira vilã para a saúde e estética do sorriso, a nicotina presente nos cigarros se acumula nas superfícies dos dentes, contribuindo para o acúmulo do tártaro e, consequentemente, para o desagradável mau hálito.
    E nesse caso, só escovar os dentes ou mascar um chiclete não resolve, é preciso fazer a remoção com um dentista.
    Além disso, o alcatrão, também presente nos cigarros, amarela e escurece os dentes, contribuindo para a piora da halitose e afetando o paladar do fumante.


  • DOENÇA PERIODONTAL 


    A doença periodontal também causada pelo tabagismo, é uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes, resultado da formação de placas bacterianas. Para o fumante, esse problema é ainda pior, pois interfere no sistema imunológico, no ambiente bucal, libera diversas substâncias e promove o aumento da temperatura, tornando as bactérias ali presentes mais agressivas e dificultando nosso organismo a combatê-las.
    Assim, essas bactérias causam formas mais graves de doença periodontal e dificultam o tratamento e a cicatrização da gengiva.


    Atenção! Você sabia que doenças periodontais podem levar à perda de dentes? 


  • CÂNCER BUCAL 


    Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 8 a cada 10 pacientes com câncer bucal eram fumantes. O tabagismo desempenha papel significativo nesses casos, já que as substâncias químicas prejudiciais presentes nos cigarros passam primeiro pela boca, causando mudanças na cavidade bucal que levam ao câncer.
    Porém, essa é uma doença passível de prevenção com a simples atitude de evitar o tabagismo. Mas, para o fumante que está abandonando um hábito antigo, é preciso consultar o dentista regularmente, pois somente após 10 anos sem cigarros é que o risco de sofrer câncer de boca passa a ser igual ao de quem nunca fumou.


Muito além dos cuidados com a higiene, como escovar os dentes, higienizar a língua, usar o fio dental, o acompanhamento regular com seu dentista, tem caráter preventivo e curativo, pois ele possui papel fundamental no combate aos malefícios do tabaco à sua saúde.

Pode parecer óbvio, mas a verdade é que o tratamento mais eficaz é parar de fumar, promovendo ao seu corpo a recuperação da maioria dos danos causados ao seu organismo pelo cigarro e evitar sua progressão, melhorando a qualidade de vida. 


Conte com a Rennovar nessa importante etapa! Nosso time está preparado para te atender.


Unidade Centro
(32) 3211-8908
(32) 99995-8908

Unidade Independência Shopping
(32) 3029-0101
(32) 99947-9779

Unidade Benfica
(32) 3512-8519
(32) 98702-7868

Unidade São Pedro
(32) 3512-3499
(32) 99869-7184